terça-feira, 18 de agosto de 2009

Concordância Verbal - Haver



Como sabemos a concordância se faz com o verbo e o seu sujeito ou predicativo. Mas existem alguns casos especiais que fogem à regra geral. Como é o caso do verbo Haver no sentido de existência ou tempo decorrido (existir, ocorrer ou acontecer). Analisando a frase abaixo podemos visualizar melhor a questão:

O fato de haverem diferenças de forma entre os dois textos não
elimina as semelhanças de fundo que eles sugerem, numa leitura
bem comparada.

Podemos notar que o verbo haver nessa construção apresenta o sentido de existir, nesse caso o verbo haver não apresenta tal flexão (plural). Dessa forma, o verbo permanece em uma forma impessoal (3° pessoa do singular) e o que lhe segue é objeto direto. Corrigindo a oração temos:

O fato de haver diferenças de forma entre os dois textos não
elimina as semelhanças de fundo que eles sugerem, numa leitura
bem comparada.

Outras construções:

Há uma poltrona vaga no cinema. (sentido de existir)
Há dez dias não faço caminhada. (tempo decorrido)

Então quando temos o verbo haver com o sentido de existir ou tempo decorrido não sofrerá flexão por ser verbo impessoal (sem sujeito) e ficará no singular (3° pessoa do singular) é o mesmo que ocorre com os verbos que indicam fenômenos da natureza. É claro que é tentador a construção de frases do tipo: Haviam muitas pessoas no salão. E é até comum construções desse gênero no cotidiano, induzindo muitas vezes o candidato ao erro.

Outro ponto interessante de ser explorado em relação ao verbo haver são as locuções verbais. construídas com o verbo haver. Regra geral em uma locução verbal o verbo principal permanece em uma de suas formas nominais enquanto que o verbo auxiliar sofre a flexão para concordar com o sujeito. Então o verbo auxiliar se flexiona como o verbo principal se flexionaria. Quando temos uma construção verbal com um verbo impessoal, no caso em tela o verbo haver, o verbo auxiliar agindo como o verbo principal não se flexiona, permanecendo na 3° pessoa do singular. Exemplo disso: Deve haver muitas alegrias.

Lembrando por fim que quando o verbo haver for um verbo auxiliar de uma locução verbal tal verbo se flexiona como o verbo principal se flexionaria. Exemplo disso: somente hão de merecer nossa confiança. Verbo principal dessa locução é o verbo merecer, então é ele quem dita as regras fazendo com que o verbo haver se flexione.

Sucesso a Todos!!!

Nagasawa
Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

0 comentários:

Postar um comentário